Saturday, 25 October 2008

Brevemente

Gran Torino

Está aí o trailer do novo filme do Clint Eastwood. Não o The Changeling que está a chegar aos cinemas, mas Gran Torino, uma história interpretada por ele mesmo numa nova reflexão sobre a sua bela idade. O trailer está magnífico para quem gostaria de saber onde anda o Harry Callahan dos tempos passados de Eastwood.
É repetitivo continuar a glorificar o realizador/actor norte-americano dos últimos dez anos mas como nos traz sempre material assim tão bom também é difícil parar.
Trailer pode ser visto aqui.


Trick R Treat

Numa altura em que a Warner Bros. prepara a distribuição de um novo Saw é necessário analisar o estado do terror mainstream por terras norte-americanas. Os espanhóis vão surpreendendo com obras profundamente originais, os franceses trazem ao género a frescura do low-budget e as características mais simples. Os americanos estagnaram entre as sequelas do jigsaw e o género da tortura pornográfica. Ainda há mesmo público para mais um Saw? Havia ainda no primeiro por uma razão ou outra, e quanto mais os anos passam mais uma sequela brinda os espectadores numa completa violação do dia das bruxas, como se a festa norte-americana fosse da Warner Bros. e destes filmes já repetitivos que parecem existir só por uma tradição imposta por executivos.
Ainda por cima quando se sabe que a WB tem nos seus arquivos, desde o ano passado, um novo filme perfeitamente original que parece ser uma aposta arriscada que pelo trailer promete um regresso ao horror clássico de Hollywood. Todos os anos o filme passa em festivais de cinema fantástico no continente norte-americano e todos os anos vozes insurgem-se contra a WB por continuar a adiar a estreia deste Trick R Treat por uma nova entrada do universo Saw. E porquê? Quem é o público deste último? Quem ainda se interessa? Está aqui o que promete ser um novo fenómeno e ano após ano continuamos a receber mais do mesmo.
Dizem que Trick R Treat irá directamente para DVD mas como tudo aponta que não existem planos para um Saw VI para o próximo ano só resta esperar que 2009 seja finalmente o dia das bruxas que vamos poder ver 0 opus de Michael Dougherty.
Por enquanto fica o trailer.


The Curious Case of Benjamin Button


Um novo filme de David Fincher é sempre boa notícia para qualquer cinéfilo. Mesmo os seus filmes que mais polémica e discordância trazem (Alien 3 e Panic Room) não largam a característica visionária do realizador. Depois de um filme genial que infelizmente passou ao lado de muita gente, Zodiac, e que por aqui entrou logo no topo da classificação dos melhores filmes de Fincher, a expectativa de um novo trabalho é ainda maior à sentida depois de Seven. The Curious Case of Benjamin Button é baseado num conto de F. Scott Fitzgerald e conta a história de um homem que quanto mais envelhece mais jovem fica. O primeiro trailer dava muito pouco e parecia estar a querer vender um conto de fadas à là Tim Burton quando o mais provável é termos um Fincher romântico. O segundo trailer, no entanto, já ecoa clássico e promete um peso-pesado para a época natalícia.
Está aqui.


100Volta

Não sei o que dizer sobre este projecto sem querer ofender o realizador. Não é o tema que me causa mais problemas, é a fraca qualidade técnica em todos os domínios cinematográficos que me deixam a pensar na necessidade de um filme assim aparecer nas nossas salas. A realização parece dá ares de amadorismo, os actores são horrendos, a montagem atabalhoada, o som parece vir da câmara, os diálogos péssimos, a iluminação inexistente. E isto tudo só por um trailer? Admiro a perseverança de alguém que queira trabalhar e apostar tudo o que tem num projecto de sonho mas exijo um mínimo de controlo de qualidade para manter o filme, no mínimo, agradável à vista. Parece ter sido tudo filmado por uma pequena câmara de filmar género XLH1 o que poderia ser um aspecto positivo do filme caso se se trabalhasse de alguma forma a iluminação para além de fazer o balanço dos brancos na câmara. Pela primeira vez olho com nostalgia para o Fernando Fragata e lembro que embora seja um realizador e argumentista que parece falhar por completo o objectivo central do seu filme, é um técnico que sabe como visualizar um filme com profissionalismo.
Não sei se li alguras, se alguém me disse ou se terá sido num filme que vi, mas concordo que o cinema espanhol para chegar onde chegou teve que distribuir muito trabalho medíocre, esquecido e redundante. E por tal apoio qualquer iniciativa do ICA para oferecer financiamento (mesmo se for só para distribuição) a qualquer primeiro realizador que queira que o público veja a sua obra. Mas duvido que mesmo em Espanha se tenha chegado a este ponto, de quem se diz produtor/realizador/argumentista/operador de câmara/montador/Director de fotografia/editor de som e consegue fazer um trabalho péssimo em qualquer um destes domínios. É obra.

site com trailer aqui.

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